

Esquilo Vermelho Sítio de Cabeção



Esquilo Vermelho Sítio de Cabeção
Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção
Ambiente/Património/Desporto/Aventura/Lazer
Plano Atividades 2023 ( Alteração 01)
A Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, ao estabelecer os objetivos do seu Plano de Atividades para o ano de 2023, mantém por base a sua missão de afirmar-se como um movimento cívico de proteção ambiental do Sítio de Cabeção e Concelho de Mora. Esta ambição, que cresce há já trinta e seis anos, leva-nos a procurar intervir, de uma forma responsável e sustentada, nos espaços mais relevantes da nossa região.
Pretendemos dar continuidade às atividades anteriormente realizadas e procurando manter o nosso papel interventivo, não só na área ambiental, mas também na promoção cultural e desportiva, continuaremos a privilegiar o reforço das parcerias com as entidades públicas ou privadas que connosco têm colaborado, procurando estabelecer novas parcerias para desenvolver de forma sustentável a região, combatendo a desertificação e o abandono do território.
Todavia, para que este plano seja cumprido, é vital não só o apoio das entidades, mas também a participação ativa dos associados nas atividades, envolvendo-se pessoalmente na divulgação e promoção das mesmas, contribuindo assim para afirmar e consolidar a nossa associação como um parceiro credível e com futuro no desenvolvimento ambiental, social, cultural e recreativo da Freguesia de Cabeção, do Concelho de Mora e Sítio de Cabeção.
_________________________________________________________________________________
1.1 Projeto Primeiro Spot BirdWatch no concelho de Mora
A AANC pretende concretizar o primeiro Spot BirdWatch turístico da região que ficará localizado na freguesia de Pavia, na Barragem dos Condes (Malarranha).
Os objetivos da implantação desta infraestrutura passam pela sensibilização dos proprietários da região acerca da importância de promover a preservação de habitats naturais, incentivando novas formas de dinamização das suas propriedades com fontes de rendimento alternativas às atividades cinegéticas, abrindo o leque de atividades turísticas proporcionadas localmente.
O investimento inicial para a construção de duas ilhas artificiais com um (1) abrigo é de cerca 600 € e com dois (2) abrigos cerca de 1000 €.
Data: 15 fevereiro a 31 dezembro 2023
Mais detalhes brevemente...
_________________________________________________________________________________
1.2 Circuito de Manutenção do Pinhal da Mata Nacional de Cabeção
Manter a gestão da respetiva infraestrutura com a parceria do ICNF, já que a AANC é responsável pela sua preservação e manutenção.
Dado o grande aumento de vegetação, a AANC terá de realizar o delineamento do percurso com recurso a trator agrícola com rodo, para além da substituição de placas informativas furtadas.
Serão ainda desenvolvidas ações de pequena manutenção e de limpeza de lixo com o apoio de Voluntários Jovens para a Natureza e Florestas ou atividades a realizar pela AANC.
Data: 01 janeiro a 31 dezembro 2023
__________________________________________________________________________________
1.3 Circuitos Ambientais do Concelho de Mora / Sítio de Cabeção
Continuar a selecionar e desenvolver alguns percursos ambientais com valor paisagístico, ricos em fauna, flora e património construído, tendo em conta a qualidade dos percursos e a preservação do meio ambiente.
Durante 2023, dois destes circuitos terão de ser concluídos, sendo dada prioridade ao Percurso da Bica e ao Percurso da Mata. Estes percursos estão localizados dentro da área florestal gerida pelo ICNF, entidade que demonstrou abertura para implementação destes projetos.
Promover contactos para o projeto do grande percurso pedestre “Da Seda ao Sorraia”, levando a cabo a ligação do concelho de Avis até Coruche através das levadas do vale do Sorraia.
Data: 01 janeiro a 31 dezembro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
1.4 Colaboração ao Agrupamento de Escolas de Mora
A convite do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Mora, a AANC irá apoiar o plano de atividades de campo deste grupo escolar no âmbito de temáticas previamente acordadas, tais como conhecer a fauna e a flora da área florestal local, descobrir a Mata Nacional de Cabeção e sensibilizar para o combate a espécies invasoras.
Data: 08 fevereiro a 30 de junho 2023
__________________________________________________________________________________
1.5 Colaboração no Plano de Ordenamento da Mata Nacional de Cabeção
Apoiar o ICNF no desenvolvimento do plano de ordenamento da Mata Nacional de Cabeção, integrado no projeto LIFEMONTADO-ADAPT, com o objetivo de adaptar espécies de fauna e áreas florestais às alterações climáticas. Na sequência deste processo, continuaremos a promover atividades como a plantação de árvores/plantas autóctones, fixação de aves insectívoras e caminhadas/passeios de sensibilização ambiental na área de intervenção deste projeto.
Data: 01 janeiro a 31 dezembro 2023
__________________________________________________________________________________
1.6 Sensibilização e Ações de Limpeza
Manter a realização de ações de limpeza de Zonas Ribeirinhas e Parques de Merendas, dando continuidade às ações levadas a cabo ao longo dos últimos anos. Esta atividade será realizada durante atividades náuticas realizadas ao longo do ano e em conjunto com o Voluntariado Jovem para as Florestas 2023 e/ou Colaborador Vigilante das Florestas, uma vez que os objetivos são comuns.
Encetar contactos com CMM no sentido da recuperação de parques de merendas degradados.
Data: 01 junho a 31 setembro 2023
___________________________________________________________________________________
1.7 Dia Mundial do Ambiente ( ALT 01)
De forma a sensibilizar a comunidade para a importância da água, iremos aproveitar um dos grandes lagos artificiais presentes no Sítio de Cabeção e realizar um passeio com equipamentos náuticos (barcos, canoas, caiaques). Durante o percurso, serão abordadas as preocupações sobre as reservas de água e limpeza das margens do rio Raia.
A realizar na Barragem do Gameiro
Data: 03 Junho 2023
__________________________________________________________________________________
1.8 Passeio Micológico ( ALT 01)
Este passeio tem como objetivos a valorização da Micologia e do potencial ecológico dos cogumelos que proliferam no nosso território, valorizando a adoção de boas práticas na sua colheita e consumo e ajudando a manter o equilíbrio do ecossistema. O passeio contará com a orientação de um especialista da Universidade de Évora ou do ICNF, integrando a visita a uma adega local, onde serão degustados alguns exemplares recolhidos e terá lugar uma prova de vinhos.
Data: 18/19 Novembro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
1.9 Combate a espécies invasoras aquáticas
A AANC irá continuar a monitorização do Jacinto de Água “Eichhornia crassipes”, planta invasora que grande impacto terá no futuro dos rios da nossa região.
Em 2023 pretendemos manter as ações de contenção com implantação de barreiras de retenção. Na ocorrência de cheias que favoreçam ações de remoção de plantas restantes, voltaremos a realizar remoção manual de plantas. Desta forma, tentaremos voltar a reunir com entidades competentes, nomeadamente com a ARBVS e com a CMM, no sentido de reunir esforços para eliminar as poucas plantas que se mantêm após as cheias.
Data: 01 março a 31 dezembro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
1.10 Eurobirdwatch 2023
Esta a atividade é fruto da parceria SPEA/AANC em apoio à BirdLife International, mantendo a AANC a gestão do evento na nossa região. Trata-se de uma atividade gratuita, aberta à população em geral, com o objetivo de efetuar a contagem de aves migradoras e sensibilizar para importância da preservação dos ecossistemas que as apoiam nas suas deslocações migratórias. O local de realização será definido na proximidade da data do evento pois dependerá das condições climatéricas.
Data: 07 outubro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
2.1 Projeto Chapim.
Este projeto, que nos acompanha nos últimos anos, tem como objetivo principal o aumento do efetivo de aves insectívoras na Mata Nacional de Cabeção e áreas limítrofes, podendo estas contribuir no combate a doenças e pragas florestais.
Teve o seu início em 2012 em fase experimental com 20 ninhos artificiais, construídos a partir de cabaças e montados em vários setores da Mata Nacional para aves insectívoras tais como o Chapim Real “Parus major”, o Chapim Azul “Parus caeruleus”, o Chapim-de-Poupa “Parus cristatus”, o Chapim Carvoeiro “Parus ater”, a Trepadeira-azul “Sitta europea”, a Trepadeira Comum “Certhia brachydactyla” e a Carriça “Troglodytes troglodytes”.
Em 2018, este projeto associou-se ao novo plano de gestão florestal gerido pelo ICNF, tendo esta entidade adquirido um novo modelo de ninhos para aumentar o número total de ninhos. Continua a ser da AANC a responsabilidade da localização, colocação, monitorização, divulgação e promoção da construção de mais estruturas.
O nosso objetivo principal é o de garantir a limpeza e monitorização das quase duas centenas de estruturas atualmente instaladas.
Data: 01 janeiro a 31 dezembro 2023
Informação corrente na nossa pagina Facebok
__________________________________________________________________________________
2.2 Vigilância Florestas 2023 “Alentejo Verde”
Dar continuidade à vigilância da mancha florestal na área da nossa incidência, mantendo o trabalho executado nos últimos anos e alargando o projeto às quatro freguesias do concelho, através da operação da torre de vigilância, assegurada por jovens voluntários para as florestas.
Os objetivos deste projeto incluem a sensibilização dos habitantes das áreas florestais e da população em geral para a prevenção dos incêndios, a vigilância móvel das principais zonas de risco da região, a limpeza e manutenção dos parques de merendas e a dinamização de espaços florestais locais. Este projeto está dependente de financiamento do IPDJ e do envolvimento da Câmara Municipal de Mora neste projeto de interesse concelhio.
Data: 01 julho a 30 setembro 2023
__________________________________________________________________________________
2.3 Monitorização da componente faunística na área de influência da associação IBA Cabeção / Sítio de Cabeção.
A AANC, dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo da sua existência, e tendo em conta as limitações inerentes a uma associação cuja intervenção em termos de recursos humanos se carateriza por uma atividade de caráter voluntário, pretende dar seguimento a um conjunto de monitorizações pontuais que permitam a vigilância de alguns valores faunísticos mais importantes na região.
Assim, prevê-se para o período de abrangência do plano de atividades que aqui se apresenta, a realização de ações/campanhas de monitorização dirigidas quer a locais de interesse faunístico como os montados e ribeiras, quer a espécies específicas como algumas aves de rapina que carecem de observação/acompanhamento para a sua preservação e conservação.
Estas ações, aquando da participação de associados e/ou outros participantes, têm também o intuito de propiciar a divulgação de aspetos relacionados com a conservação da natureza e em particular de espécies prioritárias. Estas ações potenciam a sensibilização dos seus participantes ao nível desta temática, e permitem despertar um interesse que se quer materializado numa participação mais assídua e pró-ativa na defesa e conservação da vida silvestre.
Pretendemos manter o investimento na aquisição e utilização de novas tecnologias, o que nos permitiu, durante os últimos anos, identificar o reaparecimento de espécies há muito consideradas ausentes na nossa região. Continuamos a aprofundar a investigação científica e maior promoção do nosso trabalho apoiando também projetos de investigação de terceiros. Somos hoje uma entidade de referência na região onde nos inserimos e assim pretendemos continuar.
Data: 01 janeiro a 31 dezembro 2023
Informação corrente na nossa pagina Facebook
__________________________________________________________________________________
3.1 Workshop Esquimotagem (ALT 01)
A esquimotagem é uma técnica de auto resgate de extrema importância para todos os praticantes de canoagem de lazer ou competição e a realização deste workshop tem o objetivo de atrair cada vez mais participantes, evidenciando a capacidade da AANC de levar a cabo diversas atividades, quer na nossa região, quer fora dela.
No ano de 2023, iremos realizar as formações nas Piscinas Municipais de Mora, nos mesmos moldes do evento que realizámos no complexo desportivo de Almada durante os últimos anos. Trata-se de uma atividade com participação limitada a cerca de 10 participantes.
Data: 21 Outubro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
3.2 Iniciação à Canoagem
Esta atividade tem sido eficaz na captação de novos praticantes e sócios, nomeadamente no público-alvo que são as camadas mais jovens da região. Assim, vamos manter as ações de iniciação permanentes e nos períodos de férias escolares.
Temos como objetivo continuar a adquirir embarcações e respetivo material de segurança de qualidade, para a iniciação em canoagem e para a promoção da modalidade de Slalom. Para os devidos efeitos legais, contamos com um treinador certificado pela Federação Portuguesa de Canoagem.
Data: 01 junho a 15 setembro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
3.3 Workshops de Iniciação às Águas Bravas ( ALT 01)
A iniciação às águas bravas em canoagem tem sido a proposta formação que tem atraído até nós dezenas de novos participantes. Dadas as condições naturais dos nossos rios, infraestruturas e condições conseguidas pela AANC, pretendemos continuar a realizar esta atividade com uma edição anual.
Data: 22 e 23 setembro 2023
Mais detalhes brevemente...
__________________________________________________________________________________
3.4 Descidas Ribeira Seda 2023 (ALT 01)
Em 2023, pretendemos rejuvenescer o evento e torná-lo um veículo de divulgação da nossa cultura, mantendo os dois dias do evento de forma que os participantes possam gozar de um fim de semana completo na região. No final de cada dia, está previsto um agradável momento de convívio com degustação da gastronomia local, proporcionando uma excelente oportunidade de divulgação da região.
Esperamos contar com o apoio da CMM para o transporte dos participantes e colaboração na logística de maneira a estabelecer Cabeção e Mora como base da organização.
Datas: XXXIV Descida Ribeira Seda – 08/09 julho 2023
XXXV Descida Ribeira Seda - 19/20 agosto 2023
__________________________________________________________________________________
3.5 Travessia da Arrábida
Com a finalidade de ir ao encontro dos nossos associados e amantes da canoagem residentes na região da Grande Lisboa e Península de Setúbal, esta é sem dúvida uma atividade a manter depois do sucesso alcançado no ano anterior. A realização deste passeio pela costa da serra da Arrábida é também uma oportunidade de manter a atividade dos associados da AANC e dos seus parceiros, no âmbito do projeto Portugal a Pagaiar da Federação Portuguesa de Canoagem que pretende dinamizar a canoagem de lazer.
Desta forma, propomos um passeio junto à costa da Arrábida, de Sesimbra até às imediações do Cabo Espichel, onde se poderão descobrir locais únicos com acesso restrito pelo mar.
Data: 2 setembro 2023
Mais detalhes brevemente…
__________________________________________________________________________________
3.6 Posto Nautico do Gameiro
A AANC assume como objetivo a recuperação do Posto Náutico do Gameiro, assumindo a sua a gestão e dinamização enquanto centro de cedência de equipamento durante o período estival.
Acreditamos que este espaço tem potencialidades para se tornar um polo de atração para os praticantes de desportos náuticos como a Canoagem e o StandUp Paddle. Tentaremos, pois, promover a sua recuperação e reinauguração para devolver ao espaço a utilização para que foi originalmente concebido. Estamos em fase de aquisição de 10 embarcações ideais para manter no espaço de forma permanente, disponibilizando um sistema de aluguer ou cedência para todos os utentes do Açude do Gameiro. No entanto, para que este projeto seja viável e para que a imagem da AANC seja preservada, é fundamental que as instalações sejam objeto de uma intervenção de recuperação por parte da CMM, garantido as condições de segurança e qualidade das instalações.
Data: 1 junho a 15 setembro 2023
Mais detalhes brevemente…
__________________________________________________________________________________
4.1 36º Aniversário da AANC
Em 2023, dado o sucesso da edição “Sede Aberta” de 2022, pretendemos repetir o evento, aproveitando a efeméride para proporcionar um convívio entre associados, convidados, visitantes e toda a população.
Data: 1 junho a 15 setembro 2023
Mais detalhes brevemente…
__________________________________________________________________________________
4.2 Prova de Natação Águas Abertas do Gameiro
Prova de Natação Águas Abertas do Gameiro
Pretendemos manter a colaboração nesta atividade coordenada pela CMM. Tal como nas edições anteriores, disponibilizamos 5 embarcações e 6 voluntários para apoiar os nadadores durante o percurso.
Data: 15 julho 2023
__________________________________________________________________________________
4.3 Festival Jovem
A AANC apoiará esta atividade iniciativa da CMM, em moldes semelhantes de 2022, disponibilizando canoas para que todos possam desfrutar das excelentes condições para a prática de desportos náuticos.
Data: 04 e 05 agosto 2023
__________________________________________________________________________________
4.4 Expo Mora
A AANC vai estar presente na ExpoMora com a finalidade de divulgar as principais atividades da associação. O stand da associação terá uma exposição de fotográfica do património natural, apresentação de vídeos de atividades, exposição de equipamentos e outro material de divulgação.
Data: 09 e 10 setembro 2023
Mais detalhes brevemente…
___________________________________________________________________________________
4.5 Festa do Vinho Novo de Talha de Cabeção
Já no corrente ano de 2023, a AANC participou na Festa do Vinho Novo de Talha de Cabeção respondendo afirmativamente ao desafio da Junta de Freguesia de Cabeção e da Câmara Municipal de Mora. Contribuímos para o indiscutível sucesso do evento com guias das rotas das adegas (4 voluntários) e no apoio à restauração durante o período da tarde (2 voluntários). A edição de 2024 contará novamente com o nosso apoio e com a colaboração dos nossos voluntários.
Data: 27 e 28 janeiro 2024
Mais detalhes brevemente…
___________________________________________________________________________________
NOTA: A Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção mantém em aberto o plano de atividades 2023, para que se possa inserir outras atividades de enriquecimento no âmbito dos objetivos da nossa missão.







APOIOS

Mora é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central

Produtos · Automatismos · Cadeiras / Sofás · Cabeceiras · Carros · Cortinados · Estores · Paredes · Restauro · Toldos Morada: SITIO DAS QUATRO ESTRADAS, 8100-321, S. SEBASTIÃO LOULE, FARO Telefone 289 391 767

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não-governamental de ambiente sem fins lucrativos que promove o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.

Mora é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central

Cabeção é uma freguesia portuguesa do concelho de Mora, na região do Alentejo, com 47,44 km² de área e 1 073 habitantes (2011) Telefone Junta Freguesia de Cabeção: 266 447 180


Instituto Português do Desporto e Juventude

Cabeção é uma freguesia portuguesa do concelho de Mora, na região do Alentejo, com 47,44 km² de área e 1 073 habitantes (2011) Telefone Junta Freguesia de Cabeção: 266 447 180