Voluntariado Jovens para Florestas 2020

Descrição:

O Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas»  promove  práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

 

Objectivos

A Associação Amigos da Natureza de Cabeção  será o gestor deste programa no Concelho de Mora, o qual qual foi aprovado a nossa candidatura com o nome de projecto ALENTEJO VERDE 2020 com os seguintes objetivos :
- A sensibilizar as populações habitantes em zonas florestais e população em geral;
- Vigiar de local fixo na torre de vigilância da Madredeus;
- Vigiar com mobilidade de bicicleta;
- Limpar e manter parques de merendas do concelho.

Descrição:

-  Sensibilização às Populações habitantes em zonas florestais, trabalhadores rurais e população em geral, através de panfletos informativos de acções de risco para incêndios, lixos potenciais causadores de incêndios e telefones de emergências para incêndios. Estes panfletos a serem cedidos, pelo Comando Distrital da GNR de Évora serão os nossos principais meios de informação escrita;

- Vigilância Fixa através da Torre de Vigilância Incêndios cedida pelo Comando Distrital da GNR de Évora para finalidade de vigilância aos incêndios por parte dos jovens voluntários. Após assinados protocolos de colaboração com os proprietários está localizada Herdade da Madre Deus Freguesia de Pavia, para onde os jovens do concelho se podem deslocar com fácilidade e efectuar as suas horas de turno de vigilância, apoiados com binóculos, telescópios terrestres, mapas militares e bússola . O contacto entre os Jovens Voluntários e o Centro Distrital de Operações de Socorro será efectuado via telemóvel (117) sempre exista a necessidade de reportar uma ocorrência de incêndio.

Todos os jovens no inicio do seu período efectuam uma ação de formação básica. A formação será realizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora e equipas locais do SEPN.

- Vigilância Móvel através de bicicletas todo terreno, os jovens em vários pontos estratégicos permanecem por períodos definidos, apoiados por binóculos, mapas bússolas. Durante os trajectos será realizada também acções de sensibilização às populações rurais;

- Limpeza e Manutenção de Parques de Merendas localizadas na área da freguesia onde os jovens residentes residam ou estejam alojados. A realização destas acções limpeza intercaladas com a vigilância fixa, auxiliam na motivação dos jovens quebrando a monotonia dos dias passados no posto de vigilância. Também têm como objectivo a respectiva limpeza e remoção de lixos causadores de incêndios.

Duração e Horario:

O projeto Alentejo Verde 2020 tem seu inicio a 15 Julho de 2020 e seu termino a 29 Agosto de 2020 no total serão realizados 45 dias de voluntariado, incluindo fins de semana e feriados.

- 1º Grupo / 2 Jovens / 16 de Julho a 30 Julho de 2020 / Horário das 13 horas ás 18 horas;

- 2º Grupo / 2 Jovens / 31 de Julho a 14 Agosto de 2020 / Horário das 13 horas ás 18 horas;

- 3º Grupo / 2 Jovens / 15 de Agosto a 29 Agosto de 2020 / Horário das 13 horas ás 18 horas;

Onde o projeto se irá realizar:

O projeto irá ter toda a sua incidência no Concelho de Mora, com dias de vigilância fixa na torre de Vigilância da Madre-Deus(Pavia) e outras atividades na freguesia de Cabeção, Freguesia de Pavia, Freguesia de Brotas e Freguesia de Mora. 

Quem pode ser voluntário/a:

Jovens que reúnam os seguintes requisitos:

a) Residentes em Portugal;

b) Idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, inclusive;

c) Condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.

Em alguns projetos, devido à natureza das tarefas, pode, para além do preenchimento destes requisitos, ser necessário reunir competências especificas, para que sejas selecionado/a.

Financiamento aos Jovens

Valor de ressarcimento diário (por jovem = 12 euros) 5 horas por dia.

Inscrições em:

https://programas.juventude.gov.pt/florestas/projetos/detalhe/1043

Documentação de Base em:

https://juventude.gov.pt/Voluntariado/Voluntariado-Jovem-para-a-Natureza-e-Florestas/Paginas/Voluntariado-Jovem-para-a-Natureza-e-Florestas.aspx

 

Contactos IPDJ:

Alentejo

Rua da República, 119 7000-656 Évora | PORTUGAL

Tel: (+351) 266 737 300 Fax: (+351) 266 737 329 e-mail: mailevora@ipdj.pt

Contactos AANC:

Tel: 966257525 ou e-mail anc.geral@gmail.com

© 2013 by Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção. Todos direitos reservados.

  • Facebook ícone social