Projeto Chapim

Após a passagem de 20 anos sobre a implantação de ninhos de aves insectívoras na Mata Nacional de Cabeção, a AANC meteu mãos a obra e em Janeiro de 2013, deu inicio à recuperação dos ninhos degradados e substituindo-os da forma mais sustentável e barata com cabaças "Lagenaria siceraria" de forma experimental.

A Mata Nacional de Cabeção é um dos

ex-líbris do Sítio de Cabeção rede natura 2000, o qual gostamos contribuir para sua preservação e manutenção de habitats.

Assim tentamos aumentar a oferta de locais de nidificação, consequentemente o aumento da população de algumas espécies insectívoras nidificantes em  concavidades de árvores como é o caso, do Chapim-azul "Cyanistes caeruleus"Chapim-real "Parus major"Chapim-de-poupa "Lophophanes cristatus"Chapim-carvoeiro "Periparus ater"Trepadeira-azul "Sitta europaea", Trepadeira-comum "Certhia brachydactyla", entre outras.

Estas pequenas aves insectívoras, possuem a sua principal dieta à base de insectos e larvas, muitas delas parasitas das árvores ou transmissores de doenças, assim o seu importante papel na preservação deste ecossistema.

© 2013 by Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção. Todos direitos reservados.

  • Facebook ícone social